29 agosto de 2017
Empresa alcança posição de liderança no mercado de equipamentos fitness com as soluções SOLIDWORKS
 
Brudden-1

Usando soluções de projeto, simulação e comunicação técnica da SOLIDWORKS, a Brudden reduziu o tempo de colocação no mercado e aumentou o rendimento do desenvolvimento de produtos para a sua linha “Moviment”, de equipamentos de ginástica física.

Embora a Brudden Equipamentos seja conhecida em toda a América Latina como fabricante da marca Brudden de máquinas agrícolas, a empresa também produz caiaques recreativos, bem como a marca de produtos fitness, atual líder no mercado. A dedicação da empresa à inovação, qualidade e confiança se estende por suas marcas como parte do seu compromisso de desenvolver produtos, serviços e soluções inovadoras que atendam as necessidades de lazer, bem-estar e conforto dos clientes.

Fundada no Brasil em 1980, as iniciativas de desenvolvimento de produtos surgiram de sua missão fundadora, resultando na introdução da linha “Moviment”, que são os produtos fitness premiados em 1998. “A empresa alavancou sua expertise em produtos agrícolas e sua relação com o Laboratório de Biomecânica da Universidade de São Paulo para se tornar a primeira empresa a entrar no mercado fitness”, lembra o gerente de engenharia, Victor Xavier. “Desde então, alcançamos a maior participação no mercado de equipamentos fitness latino”.

Hoje, os produtos da linha “Moviment” atendem a todas as academias, desde estúdios, condomínios, clubes, hotéis, clínicas e residências pessoais. A linha também obteve o prestigiado prêmio iF Design Award 2015, que reconheceu a excelência do design da marca em mais de 5.000 exportações para 70 países, bem como o Prêmio Europeu de Design de Produtos de 2017. Xavier diz que o crescimento da empresa e a expansão do produto levaram a uma reavaliação das ferramentas de design Mechanical Desktop e Autodesk Inventor, que serviam como parte dos esforços da Brudden para encurtar o desenvolvimento de produtos, melhorar a qualidade e reduzir o tempo de entrega.

Nós queríamos agilizar e acelerar o desenvolvimento, com soluções mais rápidas para manuseio de chapas metálicas, geometrias complexas que requerem superfícies e análises de projeto integradas, para suportar a expansão de nossa linha de produtos e necessidade de maior rendimento”, explica Xavier.

Depois de avaliar os sistemas de design Pro/ENGINEER e SOLIDWORKS, a Brudden padronizou as soluções SOLIDWORKS, implementando o design padrão, profissional, simulação e de comunicação técnica. “Escolhemos o SOLIDWORKS porque a curva de aprendizagem é mais curta, os preços mais competitivos e ainda forneceu acesso às ferramentas de engenharia integrada”, relata Xavier, gerente de engenharia. “SOLIDWORKS foi simplesmente a melhor solução para a introdução de design 3D na Brudden”.

Desde a implementação das soluções SOLIDWORKS, a Brudden alcançou seus objetivos de desenvolvimento de produtos, reduzindo o tempo de entrega de 19 a 24 meses, para 13 a 18 meses, redução de 25 a 30%. Além disso, o número de produtos novos foi quadruplicado anualmente, de 5 novos produtos para 19. “A transição para o SOLIDWORKS foi um fator importante, porque a solução nos permitiu criar uma biblioteca de peças e montagens padronizadas, incluindo configurações de peças e montagens”, explica Xavier.

Com melhores ferramentas para o manuseio de chapas e superfícies complexas e uma biblioteca de configurações de peças e montagens, o desenvolvimento de produtos é muito mais rápido, resultando em um curto prazo de mercado”, acrescenta Xavier. “Nós também somos mais eficientes sempre que precisamos fazer alterações de design ou implementar ordens de mudanças de engenharia, devido à natureza paramétrica do SOLIDWORKS”.

Além de ajudar os ciclos de projeto da compressa da Brudden e encurtar o tempo de colocação no mercado, as soluções SOLIDWORKS permitem que a empresa reduza os requisitos de prototipagem e os custos associados, ao mesmo tempo que melhora a qualidade do produto e o desempenho com as ferramentas de simulação SOLIDWORKS. “Antes de implementarmos o SOLIDWORKS, a análise de elementos finitos era terceirizada para um consultor, principalmente para validação no final do desenvolvimento”. Observa Victor Xavier.

Usando o SOLIDWORKS Simulation e os recursos de análise do SOLIDWORKS Premium, agora executamos análises com mais frequência e como parte do projeto inicial. Em vez de precisar de quatro ou cinco protótipos físicos durante o desenvolvimento, agora precisamos apenas de dois ou três”, continua Xavier. “Nós não só desfrutamos de uma redução de 40% nos custos de prototipagem, como também melhoramos a qualidade do produto, expandimos nosso conhecimento sobre o desempenho do projeto e aumentamos nossa confiança em nossos produtos”.

Com o software de comunicação técnica SOLIDWORKS Composer, a Brudden também melhorou a qualidade de seus manuais de usuário e documentação do produto, reduzindo o tempo e o esforço necessários para criá-los. “No passado, trabalhamos com uma empresa externa para criar ilustrações para nossos manuais”, conta Victor. “Com o desenvolvimento de tantos produtos e, a maior necessidade de melhorar a qualidade da documentação em um mercado mais amplo, essa abordagem tornou-se incontrolável”.

O SOLIDWORKS Composer é uma ferramenta maravilhosa porque nos permite alavancar nossos dados CAD SOLIDWORKS para criar de forma fácil e rápida as ilustrações que precisamos”, enfatiza Xavier. “Nossas ilustrações incluem detalhes maiores, a qualidade dos manuais melhorou muito e podemos criar documentação de produtos e materiais de vendas em menos tempo”.