14 julho de 2017
5 dicas práticas do treinamento de “Chapas Metálicas e Elementos Soldados”
 
Imagem_Destaque_5_Dicas

Você que é engenheiro e projetista de máquinas, equipamentos, caldeiraria e soldagem ou deseja se tornar um, acompanhe essas dicas da IST para ampliar seus conhecimentos

Produzidas através do processo de conformação de metais, as chapas metálicas podem ser fabricadas em aço, alumínio, cobre, magnésio, titânio e entre outros materiais, tornando-se matérias-primas fundamentais na conformação de materiais, pois podem ser cortadas, dobradas e conformadas das mais variadas maneiras.

Usadas em grande parte pelas indústrias de mobilidade (carros, caminhões, aviões) e pela construção civil, as chapas metálicas oferecem a vantagem de possuir alto módulo de elasticidade aliado a alta-tensão de escoamento de forma que, as peças produzidas apresentem boa rigidez e boa relação com resistência e peso.

E para fixar, unir essas chapas de diferentes materiais metálicos, é usado o processo de soldagem, que varia de acordo com os diversos métodos e características existentes, como, basicamente, formas, espessuras e geometria das peças, assim como o tipo dos materiais.

Existem variados tipos de soldagem e, cabe ao soldador, engenheiro ou a própria empresa, identificar o processo (ou processos) ideais para seu segmento, para seus projetos.

O treinamento oferecido pela IST Sistemas tem como objetivo tornar o profissional em um verdadeiro expert na utilização do SOLIDWORKS para trabalhos com peças de chapas metálicas, bem como na utilização de soldagem em seu projeto.

Ou seja, a empresa busca qualificar o profissional para montar todo o projeto de chapas metálicas e ainda identificar qual será o processo de soldagem ideal para aquele projeto.

Além disso, o profissional estará apto há:

  1. Criar chapas metálicas a partir do blank;

  2. Converter sólido nativo SOLIDWORKS em chapa metálica;

  3. Converter modelo importado (extensão neutra) em chapa metálica;

  4. Indicar a especificação de solda;

  5. Criar elementos soldados tridimensionais (3D).

Sendo assim, o profissional que conclui tal treinamento, se torna capaz de compreender todo o processo que seu projeto passará, podendo assim otimizá-lo ainda mais e identificar se o processo é o ideal e se será realizado da maneira correta.

Caso sua empresa use do processo de soldagem plasma, a IST oferece o software AlmaCAM, ferramenta para corte, dobra e solda de chapas e metais que garante a melhor utilização da matéria-prima, incluindo a capacidade de importar arquivos em formatos nativos, como SOLIDWORKS, tudo para otimizar os processos industriais que envolvem a manufatura do produto.

Fontes: Portal Met@lica Construção Civil e Blog Actos