Actia do Brasil


Actia do Brasil

Cliente: Actia do Brasil


Localização: Porto Alegre - RS

Website: Clique aqui.

"O SolidWorks nos permite potencializar o conhecimento teórico de produto e o processo do projetista, permitindo que este conhecimento seja transformado de maneira rápida e precisa em informações ajustadas à realidade"

Daniel Veronese - Engenheiro - Actia do Brasil



O Grupo ACTIA nasceu em Toulouse, França. Com mais de vinte e seis anos de mercado, possui quinze subsidiárias em diferentes continentes. A ACTIA do Brasil, com sede em Porto Alegre - RS é a número um do mundo em Sistemas de Áudio e Vídeo, entretenimento para ônibus e caminhões e também líder no país para produtos de diagnóstico eletrônico em automóveis e telemática aplicada. Tem produtos como: monitores, DVD players, chaves seletoras, sistemas de som e conversores de tensão. Equipando originalmente de fábrica as principais marcas de Ônibus e Caminhões: Busscar, Comil, Ciferal, Irizar, Induscar, Marcopolo, Neobus, Daimler Chrysler, Scania, Volkswagen, Ford. Atende ainda com soluções para diagnóstico automotivo as principais montadoras de veículos: Citröen, Peugeot, Renault, Fiat, General Motors.
O maior desafio da empresa era projetar peças em 3D com velocidade e qualidade de forma a colocar novos produtos ou melhoramentos o mais rápido possível no mercado. Para isto o tempo de validação do projeto e produção do primeiro protótipo deve ser rápido, sendo fundamental também que toda a cadeia do processo (engenharia, produção e qualidade) detenha as informações com precisão.
A aquisição do software SolidWorks permitiu efetuar o projeto de peças com representação real, possibilitando simulações de montagens e interferências em um modelo virtual, reduzindo o tempo de projeto e o número de amostras. Além disso, os clientes e fornecedores recebem os desenhos eletrônicos 2D e 3D mais precisos e claros. Para que tudo isso aconteça existem outras soluções ligadas ao SolidWorks sendo usados: DWGEditor para desenhos 2D, o E-Drawings para exibição dos projetos e o COSMOSXpress para análise estrutural do produto.

Demais resultados obtidos:

- Automatização das tarefas, agilidade no fluxo de trabalho;
- Ajuda a definir e validar rapidamente a forma, o encaixe e a função dos projetos;
- Facilidade de utilização com a ampla possibilidade de personalização, de modo que os novos usuários possam aprender rápido e os usuários experientes possam trabalhar mais rápido.