SOLIDWORKS Flow Simulation

 

Ferramenta intuitiva de CFD (Computational Fluid Dynamics) que permite simular o fluxo de líquidos e gases em condições reais, execução de diversos cenários e análise eficiente das condições de fluxo, transferência de calor e forças relacionadas aos componentes.

Possibilita comparação entre variações de projetos para tomada de decisões fundamentadas em parâmetros técnicos e precisos.

Oferece também recursos avançados para análise de radiação e conforto térmico em estudos de ar condicionados, além de uma biblioteca extensa de materiais para estudos de resfriamento de componentes eletrônicos.

   
 




Simulação virtual de fluxos dinâmicos

Faça todos os testes necessários para que seu produto seja desenvolvido com maior qualidade


 

  • CONFIRA OS BENEFÍCIOS
  •  
    Integrado ao SOLIDWORKS;
  • Simulação de líquidos e gases com transferência de calor;
  • Estudo de fluxos internos e externos;
  • Regimes subsônicos, transônicos e supersônicos;
  • Parâmetros de conforto térmico como PMV, PPD, ADPI;
  • Informações de qualidade do ar como CRE e LAQI;
  • Resfriamento termoelétrico (TEC).
  •  
  •  
 

A Solução 3D que você precisa, saiba mais.

 

Conheça os pacotes e entenda o que será o melhor para você

 

Flow Simulation

Eletronic Cooling

HVAC

Análise aerodinâmica envolve a passagem de fluídos gasosos tais como ar, oxigênio, nitrogênio através do corpo. Essa passagem de fluxo pode acontecer por dentro ou por fora do modelo. Exemplo: um carro se deslocando na rodovia sofre a resistência do ar que cerca o veículo. Essa resistência provoca forças na superfície do carro que impede sua projeção. Essa força é chamada de “força de arrasto”, um termo muito conhecido neste tipo de análise.

A cavitação consiste na formação de cavidade (bolha) no líquido. Essas bolhas são geradas em virtude da baixa pressão. Além disso, essas bolhas podem gerar vibração, ruído e desgaste prematuro no conjunto. Esse tipo de estudo pode ser observado no Flow Simulation.

Com o objetivo de alcançar melhores resultados é necessário criar variações no projeto. Essas variações criam resultados diferentes. É possível comparar esses resultados colocando-os lado a lado. É exatamente o que esse recurso faz, facilitando assim a tomada de decisões.

Análise hidrodinâmica envolve a passagem de fluídos líquidos tais como água, óleo, combustível através do corpo. Essa passagem de fluxo pode acontecer por dentro ou por fora do modelo. Exemplo: Ao abrir a válvula de uma torneira, o fluxo de água que fica no encanamento é liberado, fazendo com que este líquido percorra os tubos. Ao logo deste caminho, o fluído muda de velocidade, pressão e vazão. Esses efeitos podem ser observados neste tipo de estudo.

O nível de umidade relativa, ou seja, concentração de pequenas partículas de água no ar pode ser medida usando a ferramenta Flow Simulation. Esse tipo de estudo é bem usado para compreender o aumento ou diminuição da temperatura num ambiente em função da umidade, além de muitos outros fatores.

Análise termodinâmica envolve a passagem de fluídos aquecidos, líquido ou gasoso através do corpo. Essa passagem de fluxo provoca um aquecimento no modelo. Exemplo: uma lâmpada acesa gera calor não apenas em sua superfície, mas também no ar que cerca o objeto. Esse ar aquecido próximo a lâmpada começa a se deslocar trazendo ar menos aquecido para essa região. Temos então uma troca térmica, efeito esse que podemos observar neste tipo de estudo.

A turbulência forma pequenos redemoinhos que impedem a projeção do fluxo, esse impedimento diminui a eficiência do equipamento. É muito utilizado em equipamentos com componentes rotativos, tais como turbinas e bombas.

O efeito do aquecimento joule consiste no aumento da temperatura em função da passagem de corrente elétrica. Exemplo: o fio que liga um equipamento eletrônico aquece devido a passagem de energia elétrica. O calor aumenta conforme a intensidade de corrente elétrica. Esse efeito é conhecido como aquecimento joule.

Análise de conforto térmico consiste em estabelecer um nível agradável de temperatura e ventilação num ambiente fechado. Esse conforto depende de vários fatores, como ar condicionado, calor gerado e circulação do ar. O nível de conforto é dado em escalas conhecidas entre engenheiros e arquitetos como voto médio e satisfação. Uma expressão bem conhecida nesse meio é HVAC que significa aquecimento, ventilação e ar condicionado.

A radiação é a forma com que a energia é transportada de um ponto ao outro. Por exemplo: o calor do sol é sentido porque a energia gerada é transportada até nós por meio dessa radiação. Aplicação: um modelo de lâmpada pode gerar calor até determinada distância de acordo com a energia gerada.

 
 

Deseja solicitar um orçamento ou tirar dúvidas?

Envie sua solicitação de orçamento ou dúvidas que em breve entraremos em contato
Receba Informações Grátis! Não enviaremos spam


Ou entre em contato 0800 770-6654




 

Conheça os treinamentos relacionados a esse produto

Estude no maior centro de treinamento SOLIDWORKS da América Latina
 
Escoamento Interno e Externo

TREINAMENTOS CAE

Escoamento Interno e Externo Saiba Mais
SOLIDWORKS Simulation

TREINAMENTOS CAE

SOLIDWORKS Simulation Saiba Mais
SOLIDWORKS Plastics

TREINAMENTOS CAE

SOLIDWORKS Plastics Saiba Mais