Cenpra


Cenpra

Cliente: Cenpra


Localização: Campinas - SP

Website: Clique aqui.

"Através desse trabalho, da biomodelagem, os médicos podem planejar e até mesmo simular cirurgias, reduzindo em até 70% o tempo das intervenções cirúrgicas"

Carlos Saura - Engenheiro - Cenpra



Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia, o CenPra - Centro de Pesquisas Renato Archer, desenvolve e implementa pesquisas científicas e tecnológicas no setor de informática. Em mais de 30 anos de atuação, o CenPra contribui para a realização de projetos da iniciativa privada e também para órgãos governamentais como SERPO, Ministério das Relações Exteriores, Saúde, Educação, Fazenda, entre outros.

Dentre as 12 divisões tecnológicas do CenPra, a DDP (Divisão de Desenvolvimento de Produtos), destaca-se no desenvolvimento de metodologias e ferramentas que auxiliam o planejamento cirúrgico de alta complexidade, através da confecção de modelos anatômicos e moldes para produção de próteses personalizadas em prototipagem rápida.
O principal desafio do DDP era implantar um software 3D capaz de trabalhar com superfícies complexas e, principalmente, ser capaz de ler diversas extensões e se comunicar com outros softwares de parceiros e clientes.
Confira abaixo a entrevista com o Eng.º Carlos Saura sobre o procedimento de prototipagem e porque escolheram o SolidWorks:

"Tudo começa com imagens médicas obtidas através de tomografias e ressonâncias magnéticas do órgão afetado. Essas imagens são transferidas para o software In Vesalius - desenvolvido pelo DDP do CenPra e disponibilizado gratuitamente - que constrói um modelo tridimensional computadorizado. As informações são transferidas para o Software Magics RP - da empresa Belga Materialise - que, com a ajuda do SolidWorks corrigem as superfícies para depois criar o protótipo físico em Nylon ou Gesso.

A escolha pelo SolidWorks se deu pela velocidade, pela praticidade na realização de edições e principalmente pelo fato do SolidWorks ler várias extensões. Como o DDP utiliza vários softwares no decorrer do processo de prototipagem, a comunicação entre as ferramentas é fundamental".

Com a ajuda do SolidWorks foi possível desenvolver réplicas de estruturas anatômicas de crânios, mandíbulas e sistemas vasculares de pessoas que sofreram algum tipo de deformação em virtude de acidentes ou doenças degenerativas. Através desse trabalho, da biomodelagem, os médicos podem planejar e até mesmo simular cirurgias, reduzindo em até 70% o tempo das intervenções cirúrgicas.