25 maio de 2018
Como novas e promissoras tecnologias afetam a indústria
 
AR-VR

No mercado atual, a realidade estendida (AR e VR) e inteligência artificial já são úteis para a engenharia de projetos.

Apesar de serem categorizadas como realidade estendida, pois a obtenção de dados entre elas são semelhantes, as tecnologias são diferentes. Como explicamos numa matéria anterior (leia aqui), a realidade aumentada está relacionada a cenários em que você pode sobrepor o conteúdo original no mundo real e a realidade virtual é a imersão no mundo digital através dos óculos VR.

Diferentes, ambas compartilham uma mesma linha de trabalho. Muito úteis na área de engenharia de projetos, é possível ver tais tecnologias avançando e empresas em busca dessas soluções como diferenciais e formas diferentes de apresentar conceitos, espaços e produtos.

O apelo emocional presente em ambas contribui para o envolvimento do cliente com o produto e pode contribuir para estreitar laços com esse consumidor. Com a imersão, o indivíduo pode experienciar aquilo envolto na realidade ou por completo, no caso do uso dos óculos VR.

Para quem utiliza o SOLIDWORKS, a AR e VR podem contribuir para revisão de projetos. Uma vez que o projetista interage com o que está sendo criado, ele vê aquilo de forma mais realista. Desta forma, é possível ter uma perspectiva melhor do projeto global ou do objeto projetado.

Mais uma vantagem proporcionada pela realidade estendida é a colaboração. Ela pode permitir que várias partes interessadas no projeto estejam mais conectadas e possam interagir. Independente do local onde estejam, elas podem se reunir para abordar e avaliar um projeto. Ainda, na realidade estendida permite que uma empresa realize treinamento de usuários e clientes de forma mais efetiva. Isso se baseia no fato de as pessoas compreenderem melhor quando às mudanças feitas ou etapas executadas. Um exemplo é a realidade estendida do SOLIDWORKS, que permite construir aplicativos de treinamentos, pré-vendas, marketing, colaboração e revisão de projetos.

Outro assunto desse meio é a inteligência artificial (AI), tópico interessante que a sociedade começou a ouvir depois de grades empresas, como Google, Facebook, Apple e Microsoft começarem a investir. Tornando-se uma tendência de crescimento rápido.

Uma tecnologia que pode atingir diferentes vertentes de mercado, a AI pode atingir, por exemplo, tanto o SOLIDWORKS, quanto um ambiente industrial de modo geral. Impactante, a tecnologia pode transcender gerações, tornando a construção do futuro mais rápida e mais inteligente, se aplicada e usada da maneira correta.

Dentro do SOLIDWORKS, a inteligência artificial pode impactar na parte de otimização de negócios e a maneira como os dados são armazenados. Mas isso pode ser só o começo, já que o futuro parece brilhante com essas tecnologias.