08 maio de 2018
Como o SOLIDWORKS atua nas diferentes áreas da engenharia
 

Usado principalmente por profissionais de projetos mecânicos, o software mostra versatilidade e abrangência.

O SOLIDWORKS surgiu da engenharia mecânica, mas abordar outras áreas não é algo para o futuro, mas sim a atual realidade do software. Através de uma plataforma única, já é possível desenvolver vários projetos ao mesmo tempo. Em paralelo a parte mecânica, é possível trabalhar na área elétrica e eletrônica, como esquemas elétricos, chicotes elétricos e placas de circuito impresso.

Além dessas vertentes, a versão 2018 trouxe a manufatura para a interface do SOLIDWORKS, com a nova ferramenta CAM, solução para fresamento e torneamento. Para a área ambiental, existe o Sustainability, que mede os impactos ao longo de todo o clico de vida de um produto, isso através da medição dos quatro indicadores ambientais: pegada de carbono, energia total consumida, impactos atmosféricos e hídricos.

O SOLIDWORKS Visualize pode trazer profissionais de comunicação e design para mais perto da engenharia, já que a ferramenta é usada para criar imagens foto realísticas e animações de produtos e peças criadas na plataforma CAD.

Mas não paramos por aí, com o SOLIDWORKS não é preciso terminar uma parte para começar a outra. É possível trabalhar de forma integrada, o que permite aos profissionais de diferentes engenharias trabalharem em grupo dentro de uma única plataforma.

A grande vantagem é que os profissionais não sofrem com problemas de incompatibilidade entre diferentes softwares e a necessidade d correção de erros vindos do desconhecimento de outras partes do projeto. Em uma única plataforma, todos sabem o que está acontecendo e conseguem desenvolver o trabalho de forma harmoniosa.

Com tudo isso, pensar somente na parte mecânica é algo impossível. É preciso ter em mente os dispositivos integrados, ainda mais na época da internet das coisas. O objetivo do software é facilitar a vida do usuário.

Trabalhar em paralelo com outras áreas propicia a vantagem de finalizar o projeto antes e lançar no mercado de forma mais rápida.