15 dezembro de 2017
Engenharia reversa: suas aplicações e o uso dos scanners 3D
 
Texto_Engenharia Reversa

Conheça mais sobre a captura de dados através da digitalização para gerar um modelo CAD 3D

Transforme sua peça física em um arquivo digital 3D. Basicamente é isso que consiste a engenharia reversa, mas, analisando todo o processo, vemos que ele não é assim tão simples. A captura de dados através da digitalização se dá por meio de scanners 3D de alta precisão, que gera dados por nuvem de pontos que transformam seu objeto em um modelo CAD 3D.

Técnicas de medição tradicionais, como apalpadores e pinças, utilizados para fazer engenharia reversa em superfícies complexas, podem ser de difícil, ou até mesmo, impossível uso. O escaneamento 3D é rápido, eficiente e preciso.

Esse processo ajuda empresas a reduzirem tempo e custo quando, por exemplo, buscam peças de reposição antigas ou complexas que não são mais fabricadas ou que não possuem documentação técnica. Com essas peças escaneadas, a possibilidade de aperfeiçoar tal produto aumenta, gerando novas possibilidades de criação. Outra viabilidade é de se comparar perfis de materiais, peças e/ou produtos, além de poder desenvolver ferramentas variadas.

O processo com scanner 3D é simples e prático, já que esse envia as imagens diretamente para o software responsável pela criação e desenvolvimento de modelos CAD. Algumas aplicações comuns para engenharia reversa está na reposição de partes mecânicas funcionais, levantamento técnico de peças que não possuem desenhos 2D ou 3D, modificação de produtos ou ferramentas, duplicação digital de protótipos funcionais, reprodução de produtos existentes e reposição de ferramentas de produção variadas, como moldes de injeção, estampo e coquilhas.

Com a engenharia reversa você será capaz de modelar superfícies CAD 3D, desenvolver peças plásticas e fundidas, reconstruir peças danificadas e ter modelos prontos para a prototipagem rápida em impressoras 3D.

A IST Sistemas trabalha com diferentes modelos de scanners, destinados às mais diversas necessidades, assim como a prototipagem rápida, com as impressoras 3D. Entre em contado conosco e conheça mais desse universo de possibilidades.