19 janeiro de 2018
Entendendo a importância de um sistema integrado para performance nos processos de manufatura
 
codi_integraçao-min

Saiba a importância do gerenciamento completo do seu processo produtivo junto com uma análise de produção e controle de qualidade confiável.

Gerir uma produção talvez seja uma das tarefas mais difíceis da atual indústria. É necessário saber o que entra e o que sai de sua empresa, além de contabilizar o quanto foi produzido, como e em qual tempo. Também existe a preocupação com rendimento de maquinários e colaboradores, elementos indispensáveis e de extrema importância nesse ambiente.

Para medir tais fatores, existe o OEE (Overall Equipment Effectiveness), principal indicador usado para medir a eficiência global. São várias as métricas que podem ser utilizadas na indústria para avaliar se algum processo é eficiente ou não. O OEE tem como objetivo responder a três perguntas importantes: Com que frequência os meus equipamentos ficam disponíveis para operar? O quão rápido estou produzindo? Quantos produtos foram produzidos que não geraram refugos?

Com as três perguntas respondidas, temos um panorama da operação em qualquer tipo de negócio. Mas fica a dúvida, como medir tais dados?

Hoje a IST Sistemas trabalha com o sistema CODI, que nada mais é do que um sistema integrado de software e hardware que proporciona o aumento de performance nos processos de manufatura através da coleta de dados industriais, gestão em tempo real e análise de indicadores de desempenho da produção, resultando em um controle de qualidade confiável e específico.

O processo automático ocorre por meio de um coletor desenvolvido especialmente para colher dados. Conectado à máquina, este recebe sinais instantâneos (sem a necessidade de intervenção humana) para coletar informações como quantidade de peças produzidas e estado das máquinas (produção e parada).

Essa coleta de dados de produção é uma aliada indispensável para planejamento e gestão industrial. Pensando nisso, o Sistema CODI de Gestão de Produção oferece ferramentas confiáveis para obtenção das informações do chão de fábrica. Crie parâmetros para analisar a produção e comprar com outros dias, semanas, meses ou anos.

Conheça mais sobre o CODI no vídeo a seguir: