23 março de 2018
Equipe que detém o recorde nacional em eficiência energética, agora conta com treinamentos da IST Sistemas
 
EESCuderia Mileage_Texto

EESCuderia Mileage, da USP São Carlos, desenvolve veículos econômicos que podem atravessar o país com R$ 5.

Com foco em projetos universitários e apoio às equipes, a IST Sistemas já iniciou parcerias promissoras para esse ano. Buscando se fazer presente em diferentes campeonatos, a mais nova equipe a contar com o apoio da revenda é a EESCuderia Mileage, detentora do recorde nacional em eficiência energética, que desenvolve veículos econômicos para competições. A equipe, que é da USP São Carlos, já utiliza o software e agora, poderá se especializar em diferentes ferramentas.

Segundo a equipe, ano de 2018 representa um período de grandes desafios e de grandes conquistas, tendo como meta ser a equipe extracurricular mais eficiente, seja nas competições ou no desenvolvimento interno como equipe. Os alunos pretendem propagar e difundir os valores de colaboratividade, eficiência e sustentabilidade por meio de uma metodologia de trabalho inovadora, focando na união de todos os stakeholders em torno da formação de profissionais conscientes.

O foco nesse ano também remete a vontade de corrigir os erros cometidos no ano anterior e que atravancaram o sucesso da equipe em prol da máxima eficiência. Na parte técnica, os alunos trabalharão para sanar os equívocos de projeto do carro, tendo como meta integrar o máximo de conhecimento prático de engenharia para otimizar cada subsistema do protótipo, aí que entra a importância dos treinamentos e de uma mão de obra mais qualificada e eficiente. A ideia é transformar o Venturo, último veículo da equipe, em um carro 30% mais leve e 10% mais eficiente eletronicamente, com um chassi otimizado, um mecanismo de esterço mais simples e mais eficaz em conjunto com um micro controlador integrado menor e mais eficiente.

Além dos desafios do Projeto Venturo, um dos focos principais é a construção de um protótipo de eficiência energética movido a combustão à etanol. A equipe pretende aumentar a influência nas competições de maratona de eficiência energética competindo em mais de uma categoria. Apesar dos grandes desafios a serem trilhados pelo projeto a etanol, os alunos pretendem reunir o maior esforço possível para conseguir estrear o projeto na Shell Eco Marathon Brasil 2018 (SEM Brasil 2018). Nessa competição, a equipe quer manter o posto de inovadores, com novidades em duas categorias, com dois carros diferentes que possam consolidar seu progresso.

Diante de tamanha iniciativa, força de vontade e capacidade, a IST Sistemas busca auxiliar a EESCuderia Mileage a alcançar todos os objetivos e trilhar um caminho de sucesso para competições internacionais, elevando assim, o nível da equipe e de seus projetos.