28 fevereiro de 2018
Falando de topologia com Tarso Marques
 

Responsável pelo Lata Velha e parceiro da IST, o designer diz que a novidade é “verdadeiramente transformacional” e vai mudar a forma como ele projeta e fabrica em 100%.

O estudo de topologia foi lançado, para o deleite de muitos usuários SOLIDWORKS e, embora ainda tenha pouco tempo de mercado, ele foi baseado na tecnologia utilizada pelo SIMULIA. Presente na versão 2018, a ferramenta permite que designers e engenheiros aperfeiçoem componentes para massa mínima, mantendo o nível de rigidez requerido (deslocamento máximo).

O estudo aplica cargas estáticas lineares e restrições a um problema e, durante uma solução iterativa, os elementos de malha sucessivos são ignorados até a última iteração quando a malha tem a rigidez requerida com a menor massa.

Os resultados deste processo tendem a ser de natureza orgânica, levando muitos a acreditar que os resultados deste exigem fabricação aditiva para tirar proveito deste estudo, mas este não é o caso. Os resultados de topologia podem ser usados para orientar características paramétricas e processos de fabricação com o SOLIDWORKS CAM.

No SOLIDWORKS World desse ano, tivemos a oportunidade de conhecer mais o trabalhado do piloto e designer Tarso Marques, que junto com seu time, estão adotando essa tecnologia. Os projetos de Tarso são únicos, uma mistura de elegância e poder, todos realizados com o SOLIDWORKS. Tarso explica que o design é uma expressão pessoal de sua visão. No entanto, ser capaz de comunicar essa visão foi um problema no início, pois ele fez sua transição de piloto para designer de automóveis personalizados. Ele admite que, quando começou a projetar, seus esboços iniciais não foram ótimos, já que era complicado explicar suas ideias e, utilizar de moldes de argila era demorado. Foi quando a parceria com a IST Sistemas e SOLIDWORKS foi fechada e, como o próprio Tarso diz, “mudou sua vida”.

Renderização_01_TMC

Tarso acredita que o estudo de topologia o ajudará a criar um equilíbrio perfeito entre estética e desempenho dos componentes em seus veículos. A forma gerada a partir do processo de topologia pode ser usada como inspiração para fabricação tradicional ou para fabricação de aditivos. 

A topologia não é apenas sobre design e simulação, é uma tecnologia transformadora que mudará a forma como Tarso projeta e constrói no futuro. Para o designer, a topologia é “verdadeiramente transformacional” e vai mudar a forma como ele projeta e fabrica em 100%, pois resulta em peças mais fortes e leves que oferecem desempenho high-end.

No projeto de veículos, o gerenciamento do comportamento vibracional é fundamental para longevidade e a capacidade de condução e, como tal, Tarso Marques ficou ansioso para ver o que a versão 2019 do SOLIDWORKS trará.

Tarso está sempre em busca de novas possibilidades e soluções, usando o SOLIDWORKS para comunicar rápido e facilmente sua visão a toda equipe. Com o advento da topologia no SOLIDWORKS Simulation Professional, Tarso agora pode explorar novas soluções para refinar seus projetos e explorar novas formas e processos de fabricação enquanto confiam nas adequações de projetos.