Intral


Intral

Cliente: Intral


Localização: Caxias do Sul - RS

Website: Clique aqui.

"A MAX3D - IST é uma empresa parceira da Intral há longa data, desde os estudos de implementação de um software 3D na engenharia da Intral. Desde então, a parceria se solidifica pelo apoio técnico e comercial recebidos nos últimos anos."

Ivandro Cecconello - Supervisor Engenharia Luminárias. - Intral



INTRAL S.A. é uma das indústrias mais tradicionais no ramo de materiais elétricos, e aliada à ILUMATIC, que somam mais de 110 anos de experiência, desenvolveram a família de LUMINÁRIAS LED MAESTRA, para atender as especificações de um sistema de iluminação pública e viária.
Segundo Anderson Soares, Supervisor de Engenharia de Produto da INTRAL, o grande desafio foi desenvolver uma luminária de LED (Maestra) para iluminação pública. Ela tem como principais vantagens uma maior expectativa de vida e eficiência luminosa. Porém, todas estas vantagens estão fortemente atreladas a temperatura ambiente no interior da luminária. A partir desta demanda a revenda local da SolidWorks, apresentou a solução SolidWorks Flow Simulation, ferramenta de simulação térmica integrada ao CAD 3D que permite simulações de gerenciamento térmico em novos produtos de LEDs.
Anderson Soares comenta que o processo de implantação do software teve início em Julho de 2011, onde transcorreram aproximadamente setenta dias de testes. Ele diz que com o avanço da tecnologia atual para o setor de iluminação, é necessário investir em gerenciamento térmico, distribuição luminosa e análise de esforços mecânicos. Vale ressaltar que a Luminária LED Maestra foi desenvolvida para substituir os sistemas de iluminação atualmente existentes. Ela oferece para prefeituras, departamentos de transportes, concessionárias de energia elétrica e demais usuários o objetivo de conservação de energia, harmonia no ambiente de trabalho, a durabilidade dos produtos, a segurança ao usuário, maior eficiência luminosa e maior expectativa de vida, além de reduzir significativamente a manutenção na instalação da iluminação.

Alguns dos diferenciais é o corpo da luminária, que é fabricado em alumínio, material 100% reciclável e, portanto, ambientalmente sustentável. Ela ainda possui um sensor inteligente que monitora a temperatura de todos os LEDs. Isso garante que caso a temperatura exceda um limite, a potência no painel é reduzida para garantir a expectativa de vida dos LEDs e do Driver.

Os principais benefícios obtidos ao utilizar o software foram reduzir o tempo dos projetos e gastos com protótipos, minimizando os riscos e potencializando a qualidade do produto.

Por fim, Ivandro Cecconello, Supervisor de Engenharia de Luminárias, comenta que mais uma vez o sistema de iluminação mundial passa por uma mudança de tecnologia, e, como o caso da INTRAL, com mais de 60 anos atuando neste segmento, investindo em novas tecnologias e treinamento pessoal é um dos meios mais importantes para continuar inovando para os clientes. Esta estratégia garante também espaço neste mercado cada vez mais competitivo, onde são necessárias parcerias tecnológicas como a firmada com a MAX3D - IST.