LNA


LNA

Cliente: LNA


Localização: Itajubá - MG

Website: Clique aqui.

"O feedback está sendo melhor do que o esperado, pois a praticidade no desenvolvimento de projetos mecânicos superou nossas expectativas"

Vanessa Bawden de Paula Macanhan – Engenheira e Tecnologista - LNA



O LNA, Laboratório Nacional de Astrofísica, situada em Itajubá - MG, é uma instituição do Ministério de Ciência e Tecnologia sendo o principal fornecedor de meios observacionais no óptico e infra-vermelho no Brasil. Responsável pelo gerenciamento do maior telescópio óptico em território brasileiro, localizado no Pico dos Dias - MG, é ainda a secretaria nacional de dois consórcios internaicionais: "Observatório Gemini" e "Telescópio Soar".
O LNA também é responsável pelo desenvolvimento de instrumentos para diversos telescópios e a necessidade de implantar o SolidWorks foi justamente para facilitar a troca de informações com o escritório do Chile.
A aquisição do SolidWorks foi um dos investimentos feitos para ampliar o desenvolvimento de instrumentação astronômica. “Nós optamos pelo SolidWorks porque esse era o software que o escritório do SOAR no Chile utilizava e por motivos de compatibilidade compramos o mesmo", esclarece Vanessa Bawden de Paula Macanhan.

"Trabalhamos com o projeto de montagens precisas e complexas e a utilização de um software 3D torna nosso trabalho mais eficiente. Além disso, o SolidWorks fornece recursos que são de grande auxílio, como os recursos de simulação de movimento e cálculo de massa". Vanessa Bawden de Paula Macanhan.

“Também temos utilizado o SolidWorks para outros fins, com sucesso. Por exemplo, antes de iniciarmos a construção do novo prédio de laboratórios, desenhamos o prédio nele e fizemos uma colagem em uma foto real. Hoje, com o prédio quase pronto, tiramos uma foto do mesmo local e o resultado ficou muito semelhante a simulação com o Solidworks”, afirma Vanessa.