05 setembro de 2017
A mudança do mercado eletrônico e a importância das placas de circuito impresso nesse processo
 
SW-PCB

Com a presença da mecatrônica, junto ao SOLIDWORKS PCB e SOLIDWORKS CAD, a indústria eletrônica chega a uma nova fase

Pode ser surpreendente, mas hoje, é praticamente impossível encontrar um dispositivo eletrônico que não possua placa de circuito impresso. Todo dispositivo ao seu redor possui uma. Com isso, o objetivo do SOLIDWORKS PCB foi mudando ao longo do tempo e, seu papel na mecatrônica só aumentou.

As placas de circuito interno surgiram como uma forma conveniente e prática de organizar componentes. À medida que os componentes ficaram menores e com mais pinos, as placas foram sendo melhoradas para permitir que o cobre se conecte entre os componentes sem a necessidade de soldar fios individuais. Com esse crescimento, as placas passaram a ser projetadas com múltiplas camadas de cobre para lidar com toda a sinalização. Com os designs sendo projetados em alta velocidade, não é possível construir tais circuitos sem a ajuda do SOLIDWORKS PCB.

Na verdade, todas as outras disciplinas de engenharia elétrica, sejam chips e componentes, radiofrequência e até mesmo fibra ótica exige uma placa de circuito para ajudar a reunir o todo. Sendo assim, é justo dizer que o PCB é o meio eletrônico de todos os meios eletrônicos.

Na década de 90, houve uma série de revoluções no projeto de chips de computador. A lei de Moore afirmou que o número de transistores em um chip dobraria a cada 18 meses. Neste mesmo período, essa tecnologia trouxe as tecnologias que desfrutamos atualmente, como os computadores, celulares e a internet. Curiosamente, houve muita conversa sobre as placas estarem se tornando relíquias do passado, a ideia era que o silício se tornaria o novo meio eletrônico.

Como sabemos, isso não se concretizou, o que tornou as placas de circuito ainda mais importantes. Os chips de hoje têm que se comunicar com o mundo exterior e as placas oferecem isso. Em resumo, os clientes esperam respostas de alta velocidade. As forças físicas em jogo exigem estrutura das placas para tornar isso possível.

Agora, com a mecatrônica se tornando realidade, as placas e o SOLIDWORKS PCB assumiram outros papéis. Além disso, sendo um suporte de componente, um dispositivo de conectividade de cobre e uma estrutura para sinalização de alta velocidade, agora eles estão prontos para ser parte integrante do design mecânico. Atualmente, as placas de circuito estão integradas nos projetos mecânicos, por isso a importância da integração entre o SOLIDWORKS CAD e o PCB. A mecatrônica exige que essas placas sejam parte da estrutura mecânica, pois é elétrica. Temos como exemplo o braço de um robô, este é desenvolvido na plataforma CAD e suas partes elétricas através do ECAD. Em seguida, podemos integrar isso com a parte do PCB, para as áreas que exigem sinalização.

Na visão da mecatrônica, é visto que a parte de placas de circuito interno faz parte da estrutura do braço e seus controles. Mesmo assim, o desenvolvimento criado junto com CAD e ECAD acomoda os elementos elétricos e mecânicos ao mesmo tempo, mostrando a integração entre os softwares e as interfaces, em que o design entrelaça o elétrico com o mecânico.

Com essa breve introdução sobre as placas de circuito, o SOLIDWORKS PCB e a capacidade de integração com a parte CAD, dá uma ideia da importância que este meio desempenha na engenharia elétrica e mecânica. Não há dúvida de que a próxima onda de tecnologia virá de dispositivos que fornecem capacidades elétricas e físicas. Está é uma oportunidade para aqueles que abraçam os conceitos da mecatrônica e um infortúnio para aqueles que ainda tratam as placas e sua importância como algo somente “elétrico”.

Fonte: http://blogs.solidworks.com/solidworksblog/2017/08/mechatronics-ever-changing-printed-circuit-board.html