13 abril de 2018
Qual a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada?
 
vr_ra

Descubra com detalhes, a diferença entre as tecnologias VR e RA e por quê elas estão em alta.

A confusão entre as tecnologias é comum, incluindo o equívoco de pensar que ambas são uma coisa só. Durante o SOLIDWORKS World 2018, a diferença entre elas foram esclarecidas de maneira detalhada e apresentadas com clareza aos participantes.

Mesmo com nomes similares, cada tecnologia tem sua proposta e, elas são bem distintas e em diferentes aspectos. A principal é que a Realidade Virtual (VR) permite uma imersão no ambiente 3D através dos óculos destinados à realidade virtual, enquanto a RA (Realidade Aumentada), traz os elementos 3D do mundo virtual para a realidade, isso com a contribuição de aplicativos e dispositivos como iPads, tablets e smartphones.

Um desses aplicativos capazes de reproduzir a tecnologia da Realidade Aumentada é o eDrawings, ferramenta gratuita da SOLIDWORKS, que possibilita a visualização do seu produto em escala real (1:1), como se este estivesse realmente na sua frente.

Enquanto, através da Realidade Virtual, você pode entrar de cabeça (literalmente), dentro de um ambiente, peça, projeto, etc. Vendo tudo com detalhes e, podendo até caminhar dentro do local.

Ambas as tecnologias são aplicáveis ao SOLIDWORKS, seja através do eDrawings, como o caso da Realidade Aumentada, ou o Visualize, ferramenta que permite a renderização de ambientes e projetos para a Realidade Virtual.

Fonte: Blog da Engenharia