07 novembro de 2017
Quão eficiente é sua produção hoje?
 
Texto_Gestão de Produção

Saber medir seu índice de produção e saber identificar possíveis problemas são fatores determinantes para sua gestão e lucratividade.

Hoje, em qualquer empresa, é essencial e primordial saber o quão lucrativa e produtiva é a sua produção. Consistindo em duas ou dezenas de máquinas, é indispensável saber a frequência com a qual os equipamentos estão disponíveis para operar, o quão rápida é a produção e quantos produtos são produzidos e quantos são refugos.

Com base nessas informações, você será capaz de saber a disponibilidade de suas máquinas, a performance delas e a qualidade com a qual produzem. Esses três fatores são os elementos básicos para se calcular sua eficiência.

Em um mundo ideal, as empresas deveriam obter 100% de aproveitamento nesses três fatores, mas, como tal prática é de difícil alcance, se torna necessário monitorar constantemente o índice de eficiência e estabelecer onde e como estes indicadores podem ser melhorados. Para medir seu OEE (Overall Eqquipament Effectiveness) e saber se ele é ou não eficiente, é necessário saber algumas informações primordiais, como o calendário fabril da máquina, pausas programadas para manutenções ou até mesmo por falta de pedido, quebra de maquinário, setups e quedas de velocidade. Após extraídas todas essas informações, você obterá seu índice real de eficiência.

Hoje, especula-se que a média brasileira esteja em torno dos 40%, o que, para o índice global, é algo muito baixo, já que as empresas em média estão na cada dos 60% e as world class em torno dos 85% de eficiência.

Bom, se você deseja obter seu OEE de maneira mais eficiente, em tempo real e ainda encontrar onde está o problema na sua produção e o por quê está não rende o esperado, a IST Sistemas trabalha com o sistema CODI para gestão de produção. Este sistema é capaz de medir todo o desempenho da sua fábrica, com informações em tempo real e apontamentos de erros, pausas e problemas que possam ocorrer dentro da sua produção.

Com o monitoramento do sistema CODI, você elimina apontamentos manuais, garante uma rápida tomada de decisão, ganha até 35% de eficiência, tem capacidade para rastrear lotes e números de série e ainda recebe históricos de paradas e informações auxiliares a investimentos futuros e ações.