12 julho de 2013
SolidWorks acelera nas pistas da Stock Car
 

A IST Sistemas também está presente nas pistas de corrida, através da parceria com a JL Indústria, responsável pela criação e construção dos carros da Stock Car, a mais importante categoria do automobilismo nacional. Com sede na cidade de Americana (SP), fornecemos suporte técnico, serviços e treinamento para o uso do software SolidWorks no desenvolvimento dos carros de competição.

 

Prazo curto e pouco tempo para o projeto são os principais desafios enfrentados pela JL, que precisa criar o design, aliando estética e funcionalidade para obter um resultado satisfatório. Sendo assim, os modelos são criados, desenvolvidos e construídos a partir do projeto feito na plataforma de produtos SolidWorks. O coordenador de engenharia da JL,Gustavo Lehto, comemora os resultados conquistados.
 
“Com o SolidWorks estabelecemos um nível mais elevado na qualidade de produção e acabamento das peças”, informa.
 
Os projetos que antes exigiam mais tempo de produção, diversos testes e a construção de protótipos em várias fases da concepção geravam altos custos para as equipes. Com o auxílio do SolidWorks a Stock Car otimizou tempo e reduziu custos, utilizando um ambiente totalmente digital.
 

A utilização do SolidWorks permite uma avaliação mais rápida e precisa na criação de peças e montagens, analisa o impacto do carro em caso de colisões, o desempenho dos componentes durante sua vida útil e possibilita uma melhor análise aerodinâmica do veículo, além de criar imagens reais do produto.

 
A Stock Car reúne grandes pilotos com passagens pelo automobilismo internacional e proporciona acirradas disputas. Muito antes de entrar nas pistas as equipes ja começam a competição em busca de projetos mais ajustados, na busca do melhor desempenho nas provas.