08 fevereiro de 2018
SOLIDWORKS e as ferramentas de realidade virtual
 
Sem Título-1

Cada vez mais integradas às soluções do SOLIDWORKS, as novas tecnologias vem ocupando uma grande fatia do mercado industrial e trazendo novas e incríveis possibilidades.

Muito se tem discutido e visto sobre as novas formas de imersão que estão disponíveis no mercado. Realidade Virtual (V.R.) e Realidade Aumentada (A.R.), são apresentadas cotidianamente como soluções futuristas e que agregam muito valor quando bem empregadas, seja por uma empresa grande que queira executar ações de marketing ou centros de pesquisas em universidades que apresentam novas aplicações ara estas ferramentas.

As soluções da SOLIDWORKS podem ser incorporadas a estas inovações de diversas maneiras.

  • Realidade Aumentada

A própria SOLIDWORKS já lançou uma ferramenta que tem capacidade de realidade aumentada. Estamos falando do visualizador para arquivos SOLIDWORKS, o eDrawings em suas versões Mobile. Disponíveis tanto para Android quanto para IOS, esta ferramenta permita que os seus projetos carregados nela possam ser vistos em escala no mundo real.

O modelo fica no seu dispositivo e o marcado serve apenas como uma referência para a localização espacial e escala.

(Imagem do AR do eDrawings)

Embora não seja uma novidade, esta ferramenta foi reapresentada neste intervalo do nosso vídeo de lançamento do SOLIDWORKS 2018:

Outras companhias também possuem ferramentas de realidade aumentada, no entanto, é importante lembrar que conversão de arquivos e readaptações do seu projeto podem ser necessárias para que isso se torne funcional. No eDrawings, esta solução já está completamente integrada.

  • Realidade Virtual

Temos duas formas de utilizar a realidade virtual com o SOLIDWORKS.

A Forma mais imersiva dela, é utilizando um recurso disponível no SOLIDWORKS Visualize Professional. Com ele é possível realizar uma renderização panorâmica, que apresenta um ambiente em 360 Graus. Imagens e vídeos 360 graus podem ser facilmente incorporados em diversas redes sociais, como o próprio YouTube, como vimos no vídeo acima, Facebook, entre outros. Veja um exemplo:

Uma segunda maneira de realizar uma experiência de Realidade Virtual, é inserindo um arquivo do SOLIDWORKS em uma plataforma que tenha suporte a realidade virtual. Um exemplo disso é o site Sketchfab. Ele é dedicado majoritariamente a artistas, mas nada impede de que um modelo 3D desenvolvido no SOLIDWORKS, seja convertido e inserido em uma conta.

SW

Um exemplo disso, é o modelo que segue em anexo, que foi desenvolvido em SOLIDWORKS e subimos numa conta de testes.

Skt

Este site por exemplo, possui modo de visualização de realidade aumentada. Aqui nós testamos este modo através dos óculos Gear V.R, que rodam utilizando um simples aparelho celular.

O mais interessante dessas tecnologias, é que elas estão ficando cada vez mais acessíveis com dispositivos simples, sejam celulares, ou periféricos específicos, é provável que em breve todos possas usufruir destas experiências.

E você? Já está pronto para experimentar estas soluções?