06 abril de 2018
SOLIDWORKS, SolidCAM e IST Sistemas agregando tecnologia na área de matrizes energéticas
 
Eletrobras_furnas_análise

Em conjunto com a Eletrobras Furnas, os softwares fazem parte da cadeia produtiva de protótipos que serão ensaiados no túnel de vendo adquirido pela empresa.

A Eletrobras Furnas, através da gerência de serviços tecnológicos, vem atuando em projetos de pesquisa e inovação voltados à fontes de energia alternativa. Nesse meio, um dos recursos essenciais é a análise de comportamentos por estudos em modelos reduzidos, contexto em que se faz necessário a modelagem, análise e manufatura de protótipos.

Para realização de tais projetos, a empresa necessitava de ferramentas à altura e que suportassem os mesmos, sendo que, antes, a Eletrobras Furnas possuía apenas softwares CAD 2D e nenhuma ferramenta CAE e CAM, o que tornava a construção dos protótipos difícil.

Diante desse cenário, o SOLIDWORKS tornou-se ferramenta essencial dentro da cadeia produtiva de protótipos, desde o básico até o executivo. Isso permite gerar componentes otimizados com tempo de fabricação menor, menos retrabalho, maior precisão dimensional e consequentemente, menor custo, o que faz toda diferença para viabilidade dos projetos de pesquisa e o mesmo para previsões de comportamentos de obras.

Segundo Fernando Curi, funcionário da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico de Furnas, pesquisador atuante nas pesquisas de empreendimentos eólicos, o trabalho integrado do SOLIDWORKS e SolidCAM é um diferencial importante durante o processo de elaboração de protótipos, pois permite alterações em tempo real e várias investigações e testes do processo de usinagem 3D. Curi ainda acrescenta que o SolidCAM é uma ferramenta intuitiva e amigável, com recursos riquíssimos e que leva o conceito de usinagem para um patamar elevado, oferecendo possibilidades com inúmeras variáveis em que é possível otimizar o processo de usinagem alterando ferramentas e métodos com extrema facilidade e rapidez.

Os referidos software fazem parte da cadeia produtiva de protótipos que serão ensaiados no túnel de vento. Este visa subsidiar estudos de fluidodinâmica (CFD) envolvendo as fontes alternativas de energia, com destaque para energia eólica. Os recursos CAD/CAM são utilizados diretamente na concepção de formas complexas para avaliação de estruturas dos mais variados perfis, destacando a modelagem de anemômetros, torres, aerogeradores, pás, perfis aerodinâmicos, sólidos geométricos, etc. Essas estruturas são criadas no ambiente CAD 3D paramétrico do SOLIDWORKS, simuladas no ambiente CAE do Simulation e Flow Simulation e, no ambiente CAM, são gerados os arquivos para produção em fresa/torno numérico computadorizado CNC ou impresso em 3D. Desta forma, a Eletrobras Furnas obtém modelos (protótipos físicos) adequados para os ensaios de fluidodinâmica em túnel de vento.

Fernando Curi finaliza dizendo que a parceira produtiva com a IST Sistemas agrega valores aos estudos realizados na Eletrobras Furnas numa área de conhecimentos muito exigente e importante para o desenvolvimento da matriz energética brasileira.