25 outubro de 2017
Em parceria com a Hermle, TecnoHow, Lesi e a Seco Tools, a IST Sistemas realizou evento com foco nas novas tecnologias de usinagem para moldes e matrizes.
 
Imagem_evento-SUL-min-min

O Instituto Senai de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, recebeu em seu amplo e moderno- tecnológico laboratório de usinagem, clientes e convidados para uma experiência de conhecimento e aprendizado

Com o intuito de fomentar conhecimento e apresentar o estado da arte em máquinas, softwares, e ferramentas que possibilitam a usinagem otimizada de moldes e matrizes e podem aumentar significativamente a produtividade reduzindo os custos de fabricação, as empresas HERMLE, TecnoHow, Lesi, Seco Tools, Instituto Senai de Tecnologia e a IST Sistemas se uniram para abordar os pontos mais importantes nesse complexo contexto da usinagem dos metais que é a produção de moldes e matrizes.

O evento aconteceu no dia 19 de outubro, na cidade de São Leopoldo, próximo a uma das filiais da IST Sistemas. Experiências foram compartilhadas durante o evento, e os convidados também puderam presenciar a confecção parcial (devido ao tempo) de uma matriz em aço AISI/ASTM P20 na máquina alemã 5 eixos simultâneos de elevado desempenho Rigidez e Velocidade da Hermle, em um processo de usinagem programado pelo software SolidCAM, integrado ao SOLIDWORKS, aplicando estratégias avançadas de usinagem em combinação com ferramentas de alto desempenho da Seco Tools, parceira IST.

O processo de usinagem comprovou como a integração entre software, ferramentas e máquina podem gerar resultados excelentes em ganho de tempo e qualidade na usinagem. O evento também contou com palestrantes que trouxeram o tema: A necessidade de trabalho colaborativo e utilização de novas tecnologias em parceria, além de debater assuntos como desbaste com altíssimas taxas de remoção, estratégias de usinagem de alto desempenho, a importância da compreensão da usinabilidade dos materiais e automação.

                            Imagem-evento-sul-2-min-min     IMG_9864

As estratégias de usinagem foram apresentadas pela equipe IST, que mostrou como o iMachining pode economizar tempo de programação e usinagem em uma interface muito simples, obtendo como resultado uma otimização no processo de desbaste, estendendo a vida operacional da ferramenta de corte por possuir parâmetros, tais como: controle da espessura de cavaco, ângulo de contato mínimo e máximo entre outros que são patenteados pela SolidCAM. Mais um ponto alto durante o evento foi a apresentação da Seco Tools, que expôs para os participantes, ferramentas de acabamento, a fresa cônica barril, sistema de fixação de troca rápida da peça, que aliada às estratégias do SolidCAM e os movimentos em 5º eixo da máquina Hermle, apresentam resultados excelentes no processo de acabamento da matriz.

Outro ponto que merece destaque é a estrutura do Instituto SENAI de Tecnologia, parceiro essencial para este evento, permitindo a realização em um centro de usinagem de alto nível, que junto a Lesi, representante exclusivo da Seco Tools no estado do Rio Grande do Sul, impressionou pela organização, comprometimento e profissionalismo.

Acreditamos que o principal objetivo do evento foi atingido, apresentar como a integração e trabalho colaborativo entre fabricantes de máquinas, softwares, ferramentas e indústria, aliadas a novas tecnologias podem alcançar resultados excelentes em processos de produção de Moldes e Matrizes, fatores que agregam maior valor à matrizarias e ferramentarias, com redução de custos, prazos atendidos e qualidade melhorada, o que abre novas possibilidades de atuação em meio ao atual ambiente econômico e de grande competição.

A IST Sistemas, agradece a todos os parceiros pelo excelente trabalho. Experiências como essa, promovem acesso ao conhecimento e proporcionam uma interação saudável e produtiva para todos os envolvidos.