09 abril de 2018
Você sabe como funciona uma impressora 3D?
 
Texto_Como Funciona uma Impressão 3D

Com um mundo de possibilidades, imprimir em 3D está mudando a nossa relação com os objetos.

O primeiro passo para imprimir em 3D é ter um projeto tridimensional desenvolvido através de um software de modelagem, como o SOLIDWORKS, por exemplo. Esse objeto não precisa ser totalmente desenvolvido pelo software, você pode usar algo já existe, escaneá-lo e/ou fotografá-lo e depois complementá-lo ou apenas criar ajustes.

Após ter o modelo que será impresso na tela do computador, é preciso converter o arquivo para um formato padrão das impressoras, que costuma ser o .STL.

Com o projeto pronto para ser impresso, você escolherá o material com o qual o objeto será construído. Hoje, a impressão 3D pode ser feita em metal, borracha, plástico, etc, só depende do tipo de impressora. Feito isso, seu projeto começará a ser impresso, camada por camada. Em vez de ir cortando ou moldando peças maciças, como no caso da usinagem, a impressão 3D vai construindo camadas, unindo pedacinhos para formar o objeto.

O processo de impressão sempre será realizado de baixo para cima, ou seja, a base do seu objeto será a primeira parte a ser construída. O tempo varia de acordo com o tamanho e complexidade do projeto, levando minutos, horas ou até dias para ser finalizado, isso de acordo com a impressora.

A IST Sistemas, que revende impressoras e oferece serviços de impressão, tem em seu portfólio de produtos, impressoras que vão de R$11 mil a R$290 mil, esses valores variam de acordo com o material e porte da máquina, já existe os modelos desktop e os mais robustos, considerados profissionais.

Caso você não tenha habilidade para desenvolver um projeto em 3D, ou até mesmo meios de escanear ou fotografar um objeto, pode buscar soluções em sites que oferecem esses modelos prontos para impressão. Assim, basta baixá-los e enviá-los para empresas que oferecem o serviço de impressão 3D, como é o caso da IST Sistemas.

Como os custos ainda são inviáveis para uso doméstico, essa se torna uma solução econômica, prática, acessível e de baixo custo.